Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


28
Set15

2015-09-15-08.17.png

A pedido de muitas famílias aqui fica a receita do bolo que fiz (e partilhei no twitter) quando o Benfica ganhou 6-0 ao Belenenses (daí o título). Na linha da rubrica "Cooking is Underrated" vou manter isto numa versão "para totós".

NOTA: Esta receita também serve para derrotas e empates. E para situações que não envolvam futebol.

 

2015-09-15-04.33.png

 

Ingredientes:

Farinha com fermento - 2 chávenas

Chocolate em pó - 1 chávena

Ovos - 4

Açúcar - 1 chávena *

Água a ferver - 1 chávena

 

* Como dá para ver na imagem eu usei Nesquik, que é bastante doce, daí só ter colocado uma chávena de açúcar. Porém é ao gosto do freguês.

 

 

2015-09-15-04.54.png

 Preparação:

  • Liguem o forno nos 190ºC.
  • Numa taça juntem a farinha, o chocolate e o açúcar e misturem tudo até as cores ficarem parecidas com o equipamento alternativo do futebol clube do porto. Depois juntem as 4 gemas de ovo e misturem - não vai dar para misturar bem porque são 4 gemas solitárias num mar de pó, mas dêem o vosso melhor ou ainda cozem os ovos quando juntarem a água fervida.
  • Esta é a altura que colocam a água a ferver, enquanto batem as claras dos ovos. Sabem que as claras estão no ponto quando viram a taça por cima da cabeça e contam até 10 e fica tudo no sítio. Só truques.
  • Juntam a chávena de água à mistura e mexem tudo muito bem. Vai ficar bastante líquido, é normal. O importante é que fique tudo bem envolvido e sem grumos. 
  • Agora é a parte em que vão ENVOLVER as claras batidas. E, amigos, envolver não é mexer. Pensem "WWJD" (What Would Jonas Do?): se o Jonas fosse cozinheiro envolveria estas claras na mistura acholatada com muita classe e calma e é assim que têm que fazer. Muita paciência, muita calma. Envolvendo sem mexer à maluca. Sejam mais Gaitán que Salvio. Passem a bola, não chutem logo.
  • Quando estiver tudo bem envolvido, e com um aspeto semelhante à última foto, é altura de levar ao forno. Costumo colocar uma folha de papel vegetal no fundo da forma e unto os lados com um bocadinho de óleo (ou com manteiga derretida) e chocolate em pó.

2015-09-15-04.58.png

  •  Não há um tempo certo de cozedura, é consoante o gosto da pessoa. Eu tenho duas variantes que costumo alternar sempre que o faço: ou cozo durante +/- 20 minutos (ou até o palito sair húmido na ponta) e a massa do bolo fica mais crua, ou cozo durante 30 minutos (ou até o palito sair seco), a massa fica bem cozida, e depois de o deixar arrefecer um pouco corto ao meio com a faca do pão e barro o interior com creme de chocolate e avelãs (2 a 3 colheres de sopa, aquecido cerca de 10 segundos no microondas).

2015-09-15-08.19.png

No fim polvilhei mais um pouco de chocolate em pó por cima. Gordices.

Não partilhem esta receita com o Taarabt que ele precisa de emagrecer.

 

Bom apetite.
Sejam amigos.
A Sara odeia-vos. ♥

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 crítica

Sem imagem de perfil

De BOM a 02.11.2015 às 00:26

Aposto que este bolo ficou delicioso como esses teus lábios carnudos.
Um beijo!

criticar





quote of the week

"to be awake is for us to think and for us to think is to be alive" — Car Radio, twenty one pilots