Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]

28
Set15

2015-09-15-08.17.png

A pedido de muitas famílias aqui fica a receita do bolo que fiz (e partilhei no twitter) quando o Benfica ganhou 6-0 ao Belenenses (daí o título). Na linha da rubrica "Cooking is Underrated" vou manter isto numa versão "para totós".

NOTA: Esta receita também serve para derrotas e empates. E para situações que não envolvam futebol.

 

2015-09-15-04.33.png

 

Ingredientes:

Farinha com fermento - 2 chávenas

Chocolate em pó - 1 chávena

Ovos - 4

Açúcar - 1 chávena *

Água a ferver - 1 chávena

 

* Como dá para ver na imagem eu usei Nesquik, que é bastante doce, daí só ter colocado uma chávena de açúcar. Porém é ao gosto do freguês.

 

 

2015-09-15-04.54.png

 Preparação:

  • Liguem o forno nos 190ºC.
  • Numa taça juntem a farinha, o chocolate e o açúcar e misturem tudo até as cores ficarem parecidas com o equipamento alternativo do futebol clube do porto. Depois juntem as 4 gemas de ovo e misturem - não vai dar para misturar bem porque são 4 gemas solitárias num mar de pó, mas dêem o vosso melhor ou ainda cozem os ovos quando juntarem a água fervida.
  • Esta é a altura que colocam a água a ferver, enquanto batem as claras dos ovos. Sabem que as claras estão no ponto quando viram a taça por cima da cabeça e contam até 10 e fica tudo no sítio. Só truques.
  • Juntam a chávena de água à mistura e mexem tudo muito bem. Vai ficar bastante líquido, é normal. O importante é que fique tudo bem envolvido e sem grumos. 
  • Agora é a parte em que vão ENVOLVER as claras batidas. E, amigos, envolver não é mexer. Pensem "WWJD" (What Would Jonas Do?): se o Jonas fosse cozinheiro envolveria estas claras na mistura acholatada com muita classe e calma e é assim que têm que fazer. Muita paciência, muita calma. Envolvendo sem mexer à maluca. Sejam mais Gaitán que Salvio. Passem a bola, não chutem logo.
  • Quando estiver tudo bem envolvido, e com um aspeto semelhante à última foto, é altura de levar ao forno. Costumo colocar uma folha de papel vegetal no fundo da forma e unto os lados com um bocadinho de óleo (ou com manteiga derretida) e chocolate em pó.

2015-09-15-04.58.png

  •  Não há um tempo certo de cozedura, é consoante o gosto da pessoa. Eu tenho duas variantes que costumo alternar sempre que o faço: ou cozo durante +/- 20 minutos (ou até o palito sair húmido na ponta) e a massa do bolo fica mais crua, ou cozo durante 30 minutos (ou até o palito sair seco), a massa fica bem cozida, e depois de o deixar arrefecer um pouco corto ao meio com a faca do pão e barro o interior com creme de chocolate e avelãs (2 a 3 colheres de sopa, aquecido cerca de 10 segundos no microondas).

2015-09-15-08.19.png

No fim polvilhei mais um pouco de chocolate em pó por cima. Gordices.

Não partilhem esta receita com o Taarabt que ele precisa de emagrecer.

 

Bom apetite.
Sejam amigos.
A Sara odeia-vos. ♥

Autoria e outros dados (tags, etc)




quote of the week

"to be awake is for us to think and for us to think is to be alive" — Car Radio, twenty one pilots