Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


12
Jun13

Exames Nacionais

por sarahatesyou

Não sou contra os exames nacionais, acho que são uma boa forma do Ministério da Educação ficar a par do que os alunos aprendem nas aulas (mais ou menos), ao longo do ano, e das capacidades dos professores que foram colocados nesse ano letivo. Sou sim contra a importância que os exames nacionais têm na vida de um aluno.


Na minha opinião, os exames nacionais do secundário não deviam ter tanta importância. Sigam o meu raciocínio:
Dão aos alunos, a meio do ano, uma lista de coisas que podem sair nos exames, e os alunos, nunca fiando, estudam (ou deviam estudar, mas isso é outra história) para do que lhes é dito que sai, just in case. E toda a gente sabe que a história do "têm que estudar durante todo o ano e não só na semana de 'férias' que antecede os exames" é muito gira mas poucos são os que fazem isso. Então vamos lá ver, eu estudei numa semana a matéria de um ano, e vai tudo decorado. Ora, entro na sala e sento-me no lugar que me é estipulado e sei que aquele exame vai estipular se entro, ou não, na faculdade ou no curso que desejo.


Por exemplo, se eu quisesse ir para medicina ('ma livre! *bate três vezes na madeira* meus ricos computadores!!) e terminasse o secundário com média de 19 (sem exames nacionais), estava tudo bem porque o meu trabalho ao longo de três anos tinha sido suficiente para entrar no curso que sempre quis. Acontece que, com os nervos ou o que quer que seja, o exame de Português tinha corrido mal. O exame de Português, que nem sequer é (muito) relevante para medicina. A minha média descia de 19 para 17. E agora?


E temos o exemplo de gente que termina o secundário com 10 a matemática, por exemplo, porque foi com média de 11 e tirou 9 no exame. Essa pessoa tem o 12º ano concluído porque tem positiva em todas as disciplinas. Mas não pode candidatar-se à faculdade porque, apesar da sua média ser suficiente, não teve 9,5 no exame de matemática, não tem exame de acesso, não pode candidatar-se. Onde é que isto é justo?


Não percebo a lógica disto, sinceramente. Enfim, eles é que sabem e nós temos que nos sujeitar.

 

Boa sorte a todos! Sejam amigos.
A Sara odeia-vos. ♥

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 criticas

Sem imagem de perfil

De Joana Raminhos a 13.06.2013 às 11:46

A mim aconteceu o extremo oposto... tinha 14,7 de média, tive 16 a português (ainda hoje estou para saber como!) e subi bué a média porque na ESCS só precisamos de um exame, e vale 50% da nota de candidatura \o/
Sem imagem de perfil

De May a 13.06.2013 às 13:33


concordo. se era para valer, que tivessem um valor menor.

criticar



the author && the blog

sadie. 24. portuense e benfiquista. ninguém vai ler isto.

O Humanity is Overrated é a minha caixa negra/um blog sobre assuntos. Todos os textos são originais, sendo assinalados os excertos retirados de outros sítios. Todas as imagens são retiradas da internet, as que me pertencem estão assinaladas. Se alguma delas lhe pertence ou se estiver a infringir algum direito de cedência de imagens pede-se o favor de me contactar via comentário ou por e-mail (humanityisoverrated@sapo.pt) e a mesma será eliminada.

Licença Creative Commons



quote of the week

"to be awake is for us to think and for us to think is to be alive" — Car Radio, twenty one pilots

cantinho de leitura


gira-discos


featured