Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


12
Jun13

Exames Nacionais

por sarahatesyou

Não sou contra os exames nacionais, acho que são uma boa forma do Ministério da Educação ficar a par do que os alunos aprendem nas aulas (mais ou menos), ao longo do ano, e das capacidades dos professores que foram colocados nesse ano letivo. Sou sim contra a importância que os exames nacionais têm na vida de um aluno.


Na minha opinião, os exames nacionais do secundário não deviam ter tanta importância. Sigam o meu raciocínio:
Dão aos alunos, a meio do ano, uma lista de coisas que podem sair nos exames, e os alunos, nunca fiando, estudam (ou deviam estudar, mas isso é outra história) para do que lhes é dito que sai, just in case. E toda a gente sabe que a história do "têm que estudar durante todo o ano e não só na semana de 'férias' que antecede os exames" é muito gira mas poucos são os que fazem isso. Então vamos lá ver, eu estudei numa semana a matéria de um ano, e vai tudo decorado. Ora, entro na sala e sento-me no lugar que me é estipulado e sei que aquele exame vai estipular se entro, ou não, na faculdade ou no curso que desejo.


Por exemplo, se eu quisesse ir para medicina ('ma livre! *bate três vezes na madeira* meus ricos computadores!!) e terminasse o secundário com média de 19 (sem exames nacionais), estava tudo bem porque o meu trabalho ao longo de três anos tinha sido suficiente para entrar no curso que sempre quis. Acontece que, com os nervos ou o que quer que seja, o exame de Português tinha corrido mal. O exame de Português, que nem sequer é (muito) relevante para medicina. A minha média descia de 19 para 17. E agora?


E temos o exemplo de gente que termina o secundário com 10 a matemática, por exemplo, porque foi com média de 11 e tirou 9 no exame. Essa pessoa tem o 12º ano concluído porque tem positiva em todas as disciplinas. Mas não pode candidatar-se à faculdade porque, apesar da sua média ser suficiente, não teve 9,5 no exame de matemática, não tem exame de acesso, não pode candidatar-se. Onde é que isto é justo?


Não percebo a lógica disto, sinceramente. Enfim, eles é que sabem e nós temos que nos sujeitar.

 

Boa sorte a todos! Sejam amigos.
A Sara odeia-vos. ♥

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 criticas

Sem imagem de perfil

De Joana Raminhos a 13.06.2013 às 11:46

A mim aconteceu o extremo oposto... tinha 14,7 de média, tive 16 a português (ainda hoje estou para saber como!) e subi bué a média porque na ESCS só precisamos de um exame, e vale 50% da nota de candidatura \o/
Sem imagem de perfil

De May a 13.06.2013 às 13:33


concordo. se era para valer, que tivessem um valor menor.

criticar





quote of the week

"to be awake is for us to think and for us to think is to be alive" — Car Radio, twenty one pilots

gira-discos